Para a definição da área para sua implantação, levou-se em consideração a existência de clima favorável, de terrenos adequados e vocação agrícola voltada para o cultivo da cana-de-açúcar, bem como a disponibilidade de água, a existência de uma infra-estrutura de transporte adequada, a disponibilidade de energia elétrica, a existência de meios de comunicação eficientes e a disponibilidade de mão-de-obra.
Procurou-se também, obter uma localização estratégica, dentro ou mais próxima possível das regiões consumidoras e dos grandes centros de consumo regional, coincidente com áreas cujas estruturas fundiárias e de uso do solo permitam a aquisição de glebas contínuas nos tamanhos necessários aos projetos, a preços compensadores, sem necessidade de substituição de outras culturas.
Atualmente, a atividade agrícola da Denusa está concentrada no raio da unidade industrial, com distância média na ordem de 20 km, e explora 100% do seu canavial, em áreas de sua propriedade e de terceiros, através de parcerias.
A projeção de produção de cana-de-açúcar, média da empresa para o ciclo de produção objeto do planejamento estratégico, corresponde à média de 98 toneladas por hectare. A empresa investiu em área de cana-de-açúcar e, atualmente, explora área correspondente a 18.000 hectares.
A fertirrigação consiste, de modo geral, na aplicação de fertilizantes juntamente com a água destinada a irrigação, isto é, os adubos minerais ou orgânicos são dissolvidos em água para a qual é aplicada no momento da irrigação.
No processo industrial a destilação do vinho resulta um subproduto importante, a vinhaça. A vinhaça, rica em água, matéria orgânica, nitrogênio, potássio e fósforo, é utilizada na lavoura para irrigação da cana, na chamada fertirrigação. Do total de área plantada, 30% recebem fertirrigação plena.